ETAPA DE ENSINO DE Ensino Médio

Ensino Médio - 1ª a 3ª séries

OBJETIVOS

O Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos tem como Missão promover a formação integral.
 O Ensino Médio visa a oferecer ao aluno as condições que favoreçam o seu crescimento global e harmônico, através de uma prática que promova a qualificação das relações humanas, a realização pessoal e a interação do homem com o seu contexto social. Através de uma metodologia que desencadeie um processo construtivo de pensar, criar, investigar, produzir, discutir e aplicar conhecimentos na solução de problemas em diferentes situações de vida, oportuniza a transformação do ser e do agir e a busca da autonomia, para que o aluno assuma um papel transformador na comunidade em que está inserido. Etapa final da Educação Básica, terá duração mínima de três anos letivos, divididas, cada série, em três trimestres letivos, com a carga horária anual mínima de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias, computando-se o tempo dedicado a quaisquer atividades escolares de frequência obrigatória.

 


Avaliação do Rendimento Escolar

A Avaliação caracteriza-se como um processo contínuo, participativo, cumulativo e interativo, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. O ato educativo é percebido como um todo, em que ensino e aprendizagem ocorrem simultaneamente, e avaliação e recuperação fazem parte de um mesmo processo, cujo compromisso maior é a aprendizagem, a qual se realiza mediante os métodos didáticos adequados.
A Avaliação abrange três focos distintos, específicos e intimamente relacionados:
I – do colégio como um todo;
II – da atividade do professor;
III – da aprendizagem do aluno.

Avaliação do Colégio

A avaliação do estabelecimento de ensino acontece periodicamente, envolvendo-se nesta prática os professores, os funcionários, os alunos e os pais.
Neste nível, a avaliação contempla quatro aspectos:
I – o trabalho interno dos setores do Colégio;
II – o trabalho dos professores;
III – os eventos e as atividades extracurriculares;
IV- a autoavaliação dos segmentos acima mencionados.
Os resultados desta avaliação servem de base para a análise e aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico do Colégio.

Avaliação do Professor

O desempenho profissional do professor é avaliado cooperativamente pela comunidade escolar. Os critérios são definidos pela Direção, Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica, com a participação dos professores.
A avaliação do desempenho do professor embasa-se na legislação vigente e no Projeto Pedagógico.

Avaliação do Aluno

O colégio acompanha o desempenho do aluno, mediante a verificação do rendimento escolar de forma contínua e cumulativa, com predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
O nível dos objetivos propostos nos Planos de Estudos e as competências estabelecidas nos Planos de Trabalho apresentados pelos professores é que determinam a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Do 2° ano do Ensino Fundamental ao 3 ° ano do Ensino Médio, os resultados da avaliação do aproveitamento são registrados em pontos numa escala anual de 0 (zero) a 100 (cem).
A avaliação do primeiro trimestre tem valor máximo de 30 pontos, do segundo trimestre tem valor máximo de 30 pontos e a do terceiro trimestre tem valor de 40 pontos, totalizando 100 (cem) pontos  anuais.
Para obter o resultado final do aproveitamento, ao final do período letivo, somam-se os pontos obtidos pelo aluno nos três trimestres, considerando-se aprovado o aluno que, ao final do período letivo, obtiver o aproveitamento igual ou superior a 60 (sessenta pontos), e frequência mínima de 75%.

ENEC

Anualmente, o Colégio participa do Exame Nacional das Escolas Cenecistas (ENEC) que é uma ação integrada para desenvolver os conteúdos do material didático do Sistema de Ensino Cenecista – CNEC e tem por objetivo realizar um diagnóstico do desempenho do processo de ensino e de aprendizagem, alcançado pela unidade.
Os critérios de pontuação e aproveitamento desta avaliação estão disciplinados nas diretrizes do próprio ENEC.

Estudos de Recuperação

O Colégio oferece ao aluno, paralelamente aos trimestres, estudos de recuperação.
Os estudos de recuperação de caráter contínuo são realizados durante as atividades escolares dos três trimestres letivos, quando o professor, ao detectar as dificuldades de aprendizagem, dedicará de imediato, atenção diferenciada para o aluno nessa situação.
Ao final de cada trimestre, aos alunos que não tenham obtido aproveitamento igual ou superior a 60%, será oferecida nova oportunidade de avaliação. A pontuação alcançada nessa nova avaliação substitui a anterior, caso seja superior.
. Para aprovação sem recuperação final, o aluno deverá obter, no mínimo, 60 pontos ao final dos três trimestres.
Ao aluno que, ao final dos três trimestres não obtiver pontuação igual ou superior a 60, será oferecida nova oportunidade de avaliação, cujo resultado comporá a Pontuação Final de acordo com a fórmula a seguir: (Pontuação Anual+Pontos da Recuperação Final) / 2 ≥ 60
Não há limite de componentes curriculares para submeter-se à avaliação de recuperação final.

Progressão Parcial

O Colégio adota Progressão Parcial para os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental  e para alunos do 1° e  2° anos do Ensino Médio.
A Parcial será oferecida a alunos que não obtiveram aproveitamento mínimo necessário para a sua promoção, em até dois componentes curriculares, desde que preservada a sequência curricular e respeitada a legislação vigente.
Os procedimentos para a realização da Progressão Parcial estão disciplinados no Projeto Pedagógico.

Recuperação Prolongada

Para os alunos do 3º ano do Ensino Médio que não atingirem pontuação para aprovação em até dois componentes curriculares, será oferecida recuperação prolongada.
A recuperação prolongada consiste na continuidade do ano letivo para os alunos que não obtiveram aprovação, até que os objetivos das disciplinas, em termos de competências e habilidades, sejam satisfeitos.
A duração máxima da recuperação prolongada é de um semestre, podendo ser encerrada no momento em que cada aluno, individualmente, demonstrar proficiência na disciplina em estudo.

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